quarta-feira, 23 de agosto de 2017

CONSTRUTIVISMO

Construtivismo (1901 - 1920)

                      “Uma arte construtiva que não decora, mas organiza a vida” – El Lissitzky, 1922

       O Construtivismo representou um movimento de vanguarda artística (artes plásticas, escultura, arquitetura, cenografia, dança, fotografia, design) que surgiu no início do século XX na capital russa Moscovo  que durou até meados da década de 1920, influenciou o movimento artístico da Bauhaus após a primeira guerra mundial e revolução Russa.
       Nesse contexto da industrialização, ocorre a substituição dos homens (ou das ferramentas) pelas máquinas, e sobretudo do modo de produção artesanal (doméstico) para a produção industrial (fabril), ou seja, a produção em massa.
       Essa vertente de influência futurista, esteve preocupada em mostrar uma nova configuração da arte, imbuídas dos aspectos da Revolução Industrial, ou seja, uma arte que rompia com o passado tradicional, trazendo à tona outras formas de apresentação, associados aos avanços técnicos e tecnológicos modernos, por exemplo, as máquinas, engenharia, eletrônica, evolução fabril, dentre outros.




       De tal modo, a arte construtivista inspirada nas novas conquistas da revolução operária bolchevique liderados por Lenin (1870-1924) e Trotsky (1879-1940), tornou-se um instrumento de transformação social buscando assim, satisfazer as necessidades humanas,promovendo uma faceta cultural durante a Revolução, no entanto, o próprio regime soviético, que sustentou e fomentou essa tendência durante anos, terminou quando Stálin chega ao poder,para isso, os artistas construtivistas, sobretudo os precursores e fundadores do movimento Vladimir Tatlin, Aleksandr Rodchenko, El Lissitzky e Naum Gabo, utilizaram a tridimensionalidade, o relevo, o objeto industrial, a fotografia, a tipografia e a moda para expressarem os ideais do movimento.Por fim, ao lado do Suprematismo, o construtivismo representou um dos mais importantes movimentos revolucionários de vanguarda russa.Embora tenha influenciado grande parte da arte moderna ocidental, no Brasil, o movimento concretista e neoconcretista foram os que mais se aproximaram do Construtivismo russo.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS


  • Rompimento com a arte clássica, tradicional e acadêmica
  • Utilização de outros suportes, colagens e objetos (pré-fabricados e de uso comum: madeira, plástico, ferro, vidro, arame, etc.)
  • Arte Geométrica, abstrata e tridimensional
  • Anti-arte e experimentações artísticas
  • Influência do futurismo, marxismo e racionalismo científico
  • Contrário ao naturalismo e expressionismo
  • Temas de cunho político e sociais

PRINCIPAIS ARTISTAS

Os principais artistas do Construtivismo russo foram:
  • Vladimir Evgrafovič Tatlin (1885-1953): artista plástico, escultor, arquiteto e cenógrafo ucraniano.



  • Aleksandr Mikhailovich Rodchenko (1891-1956): artista plástico, escultor, designer e fotógrafo russo.


  • Lazar Markovich Lissitzky, “El Lissitzky” (1890-1941): arquiteto, designer e fotógrafo russo


  • Naum Neemia Pevsner, “Naum Gabo” (1890-1977): pintor, escultor e cenógrafo russo


Por hoje ficamos por aqui!
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM VINDOS!!

HELLO!!   Sejam muito bem vindos ao Art Merveillex!   Somos um grupo com mesmo ponto em comum apaixonado por  ARTE E PUBLICIDADE, com c...